domingo, 18 de setembro de 2011

VULCÕES !!!

O VULCÃO...


Correspondem a uma estrutura geológica que surge a partir da emissão do magma, gases e partículas quentes do interior da Terra para a superfície terrestre.
Eles ejetam altas quantidades de poeira, gases e aerossóis na atmosfera, interferindo no clima que temos. São considerados causadores de poluição natural.
Os eventos vulcânicos são considerados uma grande catástrofe natural que por diversas vezes apresentam resultados em nível global.
Esse fenômeno assim como outros que acontecem, não é passível de previsões precisas, por isso muitas vezes produzem danos sem precedentes.

Em épocas passadas ouve muita atividade vulcânica no Brasil, mas hoje em dia não existem mais vulcões ativos em nosso país. Foi muito intenso na Era Mesozóica em alguns estados mas atingiu 1 milhão de kilometros quadrados no Sul do Brasil que vai desde São Paulo até o Rio Grande do Sul.
Entretanto no Brasil a diversas evidências de maniifestações vulcânicas e subvulcânicas que ocorreram ao longo do tempo geológico.
O arquipélago de Fernando de Noronha correspondem aos topos de uma montanha vulcânica submersa que se ergue do assoalho oceânico situado em torno de 4000 metros de profundidade. 
Cessado o vulcanismo, essa área foi coberta por depósitos de areias e cascalhos de praia, recifes de algas calcariase areias marinhas e assim chegando aos dias de hoje. 
Assim como Fernando de Noronha temos também a pequenina ilha de Trindade e as ilhas de Martins Vaz.
Ihas de Martins Vaz                             Ilha de Trindade
No território brasileiro existem vários vestígios de eventos vulcânicos.

Embora os cientistas tenham desvendado muitos mistérios a respeito dos vulcões, o conhecimento sobre eles não os tornou menos fascinantes. 
Quando as pessoas pensam em vulcões, a primeira imagem que vem à cabeça é provavelmente uma montanha alta com lava alaranjada sendo expelida. Certamente há vários tipos de vulcões assim. Mas o termo vulcão descreve, na verdade, uma gama de fenômenos geológicos muito mais ampla.
Em geral, um vulcão é qualquer lugar onde uma certa quantidade de material é expelida de dentro do planeta para a superfície terrestre.

Isso para que você amigo possa entender melhor o que é o vulcão, porque como eu talvez vocês também tenham pensado da mesma forma.
Existem diversos tamanhos de vulcões, mas possuem a mesma estrutura básica, a boca do vulcão, onde existe lava; um espaço chamado câmara magmática onde a lava escorre por debaixo da terra e o conduto central que conduz o magma da câmara até a boca do vulcão.

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

FOZ DO IGUAÇU - PR

Como parte da natureza, ou melhor uma das maravilhas da natureza Foz do Iguaçú que fica no Paraná é uma beleza natural com suas quedas dágua maravilhosas bem como a hidrelétrica do Itaipu que gera energia para vários estados do sul e sudeste do Brasil.
Algmas fotos das Cataratas pra vocês leitores se deliciar,
Foz do Iguaçu é um município localizado no extremo oeste do estado do Paraná, é o segundo destino de turistas estrangeiros no país e o primeiro da região sul. É conhecida internacionalmente pelas Cataratas do Iguaçú, uma das finalistas do concurso que escolheu as 7 Maravilhas da Natureza e pela Usina Hidrelétrica de Itaipu, a segunda maior do mundo, que em 1996 foi considerada uma das 7 Maravilhas do Mundo Moderno pela Sociedade Americana de Engenheiros Civis.Quem tiver a oportunidade de conhecer realmente vale apena conhecer, já conheci a muitos anos, e espero poder voltar para rever essa maravilha da natureza.

Abaixo segue a ponte que separa o Brasil do Paraguai por onde passa muita mercadoria, muamba como muitos chamam também. Mesmo havendo fiscalizações muita coisa passa sem verificação.

HIDRELÉTRICA DE ITAIPÚ

É a maior em operação no mundo e tornou-se um dos grandes atrativos da região. Oferece infra-estrutura turística com centro de visitantes, auditório para projeção de filmes interpretativos, e o Ecomuseu de Itaipu, que apresenta coleções de interesse arqueológico e ambiental. O Lago de Itaipu também ganhou importância turística com a implantação de praias artificiais.

A construção de uma hidrelétrica provoca impactos na biosfera. Por isso, conservar e proteger o meio ambiente são preocupações permanentes da Itaipu Binacional.
Rios, córregos e nascentes, que fornecem a água que move a usina, recebem atenção especial dentro das ações de gestão ambiental. Mas a atuação da empresa vai além do reservatório e complementa as exigências da legislação.
Para preservar a fauna e a flora, a Itaipu mantém reservas e refúgios biológicos e um corredor de biodiversidade, que promovem a conservação das matas nativas da região.

Nas áreas que encontrou já devastadas pela prática agrícola, a Itaipu lançou ações de reflorestamento que já permitiram o plantio de 20 milhões de mudas de árvores na faixa de proteção do reservatório.

A Itaipu, como empresa comprometida com o desenvolvimento sustentável, também adota medidas para reaproveitar e reciclar materiais, promove a educação ambiental de adultos e crianças em toda a área de abrangência do lago da usina e incentiva práticas ecologicamente corretas na agricultura, na pesca e nas atividades de lazer.
Dentro das ações socioambientais, o compromisso com a melhoria da qualidade de vida das comunidades vizinhas ao lago assegura ênfase especial à saúde destas populações.
amigos leitores para que tu possas conhecer melhor deixo o site oficial http://www.itaipu.gov.br/ e assim vc poderá se interar sobre todas ações realizadas para o bem do ambiente e da sociedade.

terça-feira, 6 de setembro de 2011

TORNADOS

Caros leitores,
Aqui vou deixar algumas curiosidades sobre tornados para que vocês possam mater-se informados dos mesmo e também conhecer um pouco de desastres naturais que ocorrem.
Os tornados são o pior tipo de tempestade conhecido pelo homem. Eles acontecem quando uma coluna de ar que gira muito rápido se liga, ao mesmo tempo, a uma nuvem de chuva e ao solo. Os ventos que formam esta coluna podem soprar a mais de 500 km/h. Com ventos tão fortes assim, você já deve ter percebido que não é uma boa idéia ficar na rota de um tornado. (risos)
Os metereologistas dizem que tanto os tornados como os furacões são vórtices atmosféricos. Nome estranho, não é? Só que um vórtice atmosférico não é nada mais que um forte redemoinho de ar!
Mas mesmo que estes dois fenômenos do clima sejam fortes redemoinhos de ar, tornados e furacões têm pouca coisa em comum.
O tamanho de um tornado fica em torno dos 100 metros. Já um furacão pode medir mais de 100 quilômetros.
Enquanto os tornados se formam a partir de uma única nuvem de chuva, os furacões são feitos de dúzias delas.
Tornados também podem ter vários vórtices, ao contrário dos furacões, que só têm um.
Além disso, tornados acontecem principalmente sobre a terra, ao passo que furacões só nascem sobre mares quentes – quando alcançam a terra, furacões perdem força, pois não encontram umidade, seu principal combustível.
Apesar destas diferenças, furacões podem gerar tornados: isso costuma acontecer quando um furacão toca o solo em dia com tempo muito ruim.
Mesmo sendo possíveis em qualquer parte do planeta, tornados são mais comuns nas Montanhas Rochosas, nos Estados Unidos, durante os meses de primavera e verão.
Uma  curiosidade: Em maio de 2003, por exemplo, foi um mês recorde em número de tornados: foram registrados, ao todo, 546 tornados em território norte-americano.


Como se forma um tornado?
Os metereologistas ainda não entendem completamente como um tornado nasce.
Os tornados mais destrutivos da história surgiram a partir de supercélulas, um tipo de tempestade de trovões que se move em círculos. Acredita-se que as causas de um tornado sejam explicadas principalmente por coisas que acontecem dentro e em volta da tempestade. As supercélulas costumam produzir ainda muitos relâmpagos, granizo e enchentes.
Quando tornados passam sobre uma vegetação ou sobre uma construção, arrancam pedaços que passam a carregar junto deles. O acúmulo de poeira, névoa e destroços é o que dá uma cor escura à coluna de ar que forma o fenômeno.
Já assistiu ao filme Twister? 
Lembra da cena em que uma vaca voa por cima de uma caminhonete graças à força dos ventos? Pois é, existem muitas histórias estranhas envolvendo tornados...
Embora possam se estender por até uma hora, a maioria dos tornados não vai além dos dez minutos de duração. Assim, apesar da grande velocidade de seus ventos, o raio de destruição de um tornado é bem menor que o de um furacão.
Mais uma curiosidadde:

Os tornados são identificados pelo local e data em que ocorreram. Assim, Miami Lakes FL 29 OUT 2003, por exemplo, é o nome de um tornado que atingiu a cidade de Miami, no estado norte-americano da Flórida, em 29 de outubro de 2003. Missouri Valley/Corn Belt 24 MAI 2004 é um outro exemplo: este tornado atingiu uma região dos Estados Unidos conhecida como “Cinturão do Milho” (Corn Belt), que reúne os estados de Missouri, Nebraska, Kansas e Iowa, em 24 de maio de 2004.
Informações simples mas que muitos de nós não sabemos, e também lindo??!!! Pode ser ate uma imagem linda mas acreditem os danos causados são de uma expressão imensa e qeu eu nao gostaria de participar.
Que bom que não estou na região!!! Fiquem com Deus amigos leitores.