sábado, 27 de agosto de 2011

ANTÁRDIDA!!!

A Antárdida ou Antartica é um dos menores continentes e esta situado no Polo Sul e esta quase completamente coberto por enormes Geleiras exceto nas cadeias montanhosas e à extremidade norte da Península Antártica.
É o continente mais frio, mais seco, com a maior média de altitude e de maior indíce de ventos fortes do planeta. A temperatura mais baixa da Terra (-89,2 °C) foi registrada na Antártica, sendo a temperatura média na costa, durante o verão, de apenas -10 °C; no interior do continente, é de -40 °C. 
A foca é um animal de clima frio típico da Antártida, alimenta-se do plâncton marinho e é uma das espécies animais que mais corre risco de extinção. O corpo de uma foca com os membros posteriores e anteriores em forma de nadadeira. Outro detalhe interessante é que esta espécie não possui orelhas. Todas essas características fazem destes bichinhos excelentes nadadores, mas em contra partida eles não têm habilidade em terra firme sendo presas fáceis para predadores e caçadores. Para se proteger do frio estes seres não contam com pêlos, mas sim com uma espessa camada de gordura subcutânea. 

Juridicamente existe um tratado entre os países que reivindicavam Território para não ser explorado, esse é um dos motivos de não haver população permanente e é claro, as baixas temperaturas que dificulta, mas existe mesmo assim uma população de cientistas para analise e pesquisa desse ainda desconhecido continente.
Em decorrência do AQUECIMENTO GLOBAL, Pesquisadores já estão prevendo os problemas futuros que poderão atingir nosso planeta caso esta situação persista. Muitos ecossistemas poderão ser atingidos e espécies vegetais e animais poderão ser extintos. 
Derretimento de geleiras e alagamento de ilhas e regiões litorâneas. Tufões,furacões, maremotos e enchentes poderão ocorrer com mais intensidade. Estas alterações climáticas poderão influenciar negativamente na produção agrícola de vários países, reduzindo a quantidade de alimentos em nosso planeta. A elevação da temperatura nos mares poderia ocasionar o desvio de curso de correntes marítimas, ocasionando a extinção de vários animais marinhos e diminuir a quantidade de peixes nos mares.